Prefeito

Prefeito

  

      

Jovino Pereira Nepomuceno Neto traz entranhado em suas veias a marca da política, mesmo sem saber. Nasceu na cidade de Campina Grande – Paraíba, no dia 09 de janeiro de 1984 e cresceu no Município de Barra de Santa Rosa. Filho de Alberto Nepomuceno e Eva Santos Nepomuceno, que muito tem feito pelo engrandecimento desta terra, de sua gente e foram responsáveis pela construção de sua personalidade afável, justa e, acima de tudo, abnegada.

Em 2001, aos 17 anos, Neto se converteu para Igreja Batista, onde até hoje Congrega sua fé cristã, sempre levando seu testemunho em seus discursos. De família numerosa, viveu sua infância com quatro irmãos e realizou seus primeiros estudos no Município de Barra de Santa Rosa, ensino médio na cidade de Picuí e concluiu em 2009 o curso superior em Fisioterapia na cidade de Campina Grande. Sua vida profissional começou bem antes da faculdade. Neto, ainda criança, ia à feira municipal comercializar na feira de animais em Barra de Santa Rosa e na criação de caprinos e bovinos. 

Sua vida como profissional em Fisioterapia, começou assim que concluiu o curso, em 2009, quando atendia a domicilio nas cidades de Barra e Damião, no Hospital Regional de Picuí e no Centro de Reabilitação de Baraúna. Apaixonado pela forma que sua profissão criativamente lidava com os movimentos, ao final de cada sessão, o que restava era a gratidão pelos resultados de sucesso obtidos, onde atuou durante seis anos até se tornar prefeito. 

Em 2013 com 29 anos, casou-se com Liziane Alves Macedo Silva Nepomuceno, sua parceira de todas as horas e grande incentivadora de suas conquistas. Liziane com toda sua competência muito tem contribuído com a trajetória politica e pessoal de Neto Nepomuceno. No mesmo ano, 2013, veio ao mundo o pequeno Pedro Bernardo, primeiro filho do casal. A sua trajetória enquanto político nasce justamente do seu grande coração. Em 2012, Neto se candidatava pela primeira vez, ao cargo de prefeito, mas não obteve êxito. Não daquela vez. Mas, em 2017, aos 32 anos, Neto se torna prefeito de Barra de Santa Rosa, com 5.575 votos. Sempre sendo envolvido no meio politico direto ou indiretamente, por causa do seu pai, Neto tinha um olhar critico sobre a politica, mesmo criança, sempre teve o sonho de fazer alguma coisa para ajudar as pessoas, a cidade. 

Seu sonho vem sendo concretizado desde 2018, onde consegue trazer inúmeras ações e obras que transformaram a cara do município e pôde propiciar melhorias na qualidade de vida de todos os barrenses, principalmente os mais carentes, razão maior de sua atuação enquanto político e ser humano. Mesmo com todos os desafios que existem em gerenciar um município com muitas carências, poucos recursos, Neto conseguiu e ainda continua a fazer um trabalho tão importante. Herdou de seus pais também outros atributos indispensáveis a um bom ser humano como: a honradez, a honestidade, a simplicidade, a humildade, a sinceridade, o senso de justiça, a educação esmerada no trato com as pessoas e também a predisposição para o trabalho. Já pode ter errado? Claro. Afinal, essa biografia trata de um ser humano. 

Não esqueçamos de frisar que Neto simboliza muito bem a pessoa de coração grande, aquele que não mede esforços para ajudar a todos que o procuram, doando-se de forma integral para a consolidação da felicidade de todos que o cercam, deixando marcado assim, o seu nome na história da cidade. Como principais obras, ao longo desses dois anos, podemos enxergar a garra no qual Neto sai da sua cidade para outras cidades, estados e até para outro país, com o intuito de conseguir recursos para nosso município. Como prova, temos alguns transportes reformados que estavam em más condições, transportes novos para área de saúde, escolar e infraestrutura. Mais médicos, plantonistas durante toda semana, aumento de exames e consultas especializadas, abastecimento da farmácia básica. 

Na infraestrutura vem fazendo o máximo que pode. Realizando diversas ações de conscientizações sobre o reuso de resíduo sólidos, cronograma de limpeza urbana, encanamento, restauração de calçamento, manutenção de prédios como escolas e locais públicos, iluminação na zona urbana e principalmente na zona rural. Sem esquecer dos resgates culturais, trazendo de volta nossa tradição em festejar o carnaval na nossa terrinha, festividades no São João, 7 de setembro, e diversas homenagens, mostrando reconhecimento a pessoas que marcaram a historia de nossa cidade. Pelo bem da sociedade, trouxe parcerias em cursos profissionalizantes para motivar o empreendedorismo e gerar emprego independente; Ações sociais também como palestras, homenagens como “semana do bebe”, “dia da mulher”, “dia dos pais”, além de proporcionar área de lazer e aprendizado para crianças e idosos. Já no início do seu mandato, Neto atendeu uma antiga demanda dos regentes de ensino, reconhecendo sua importância na sala de aula equiparando o salario a outras categorias de professores. Duas escolas já estão sendo construídas. Temos também hoje, vários eventos educacionais.

Falando em sucesso, o prefeito junto com sua equipe vem honrando o compromisso em pagar o funcionalismo público sempre em dia, durante todos esses meses, apesar da crise em que o Brasil vive. O homem do campo vem tendo um olhar especial, com a manutenção periódica das estradas vicinais, também foi distribuído alevinos, sementes, máquinas de forragens, poços artesianos, existem três sistemas de água doce em funcionamento e dois com a ordem de serviço já assinada, entre outros recursos. Ao longo desses dois anos Neto Nepomuceno conseguiu tudo isso e muito mais, e continua trabalhando incansavelmente na luta atrás de recursos. 

Certeza que fica é a de que Neto contará com a dedicação, o carinho, o apoio de todo o grupo e equipe que o ajudaram a fazer desta terra, uma terra melhor para todos. 

Contará ainda com a contribuição das várias lideranças políticas que assim como Neto, tiveram o sonho possível de fazer uma Barra de Santa Rosa a Barra que ora vislumbramos e tanto amamos, a Barra do presente, a Barra unida e forte e, sobretudo, a Barra de Santa Rosa pronta para o futuro.