Equipe pedagógica da Secretaria de Educação divulga nota sobre as aulas em regime especial

Do(a) Secretaria de Educação por SECOM | Publicado em 10/07/2020 às 13:43

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Barra de Santa Rosa, PB, desde maio do corrente ano, vem promovendo atividades complementares de forma remota para os alunos matriculados na rede municipal de ensino, da zona urbana e rural, conforme documentos norteadores do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Conforme levantamento realizado com os professores, as aulas em regime especial estão atingindo aproximadamente 97% dos alunos em todos os segmentos de ensino, mas a Secretaria já está procurando meios para atingir os 100% do alunado.
    A Equipe Pedagógica da Secretaria já realizou dois encontros virtuais, através de salas de reuniões em aplicativos, com todos os professores, para o repasse dos direcionamentos das aulas em regime especial, para fazer uma avaliação das quinzenas e trocar ideias com os professores. Nesses encontros também foram repassados os documentos que estabelecem a regulamentação das aulas, o cronograma semanal dos componentes curriculares e o modelo do plano quinzenal que estabelece o que deverá ser trabalhado com os alunos.
        O trabalho acontece da seguinte forma: Para os alunos que tem acesso aos recursos tecnológicos, o professor envia as atividades através de grupos de pais no aplicativo WhatsApp. Aos alunos que não tem acesso a esses recursos (cerca de 5%), as atividades são elaboradas, impressas e deixadas na escola para serem entregues aos pais. Todos os alunos tem uma semana para devolver e pegar outra atividade, de acordo com o cronograma de aulas. Os professores também utilizam o livro didático e vídeos aulas para tirar as dúvidas e promover a explicação dos conteúdos.
        Dentro desse período de aulas a distância, também se trabalhou, de forma remota, o projeto junino “Não era como a gente esperava, mas esse ano, festa junina é em casa” onde os professores desenvolveram sequências didáticas em relação à temática e fizeram a culminância do projeto através de vídeos, fotos, mural junino etc., com uma empolgação e participação efetiva dos alunos e suas famílias.
        Ao término das quatro primeiras quinzenas de trabalho, a Equipe Pedagógica elaborou uma “rubrica de aprendizagem”(ficha) para que os professores pudessem avaliar o desenvolvimento dos alunos em relação às atividades propostas, já que não se optou em avaliar de forma quantitativa (notas), deixando para se fazer esse tipo de avaliação após o retorno das aulas presenciais.
    Buscando sempre uma melhor qualificação para os professores, a Secretaria de Educação fez a adesão, junto ao Governo do Estado através do PARAIBATEC, de uma capacitação online para o ensino remoto que vai promover uma melhoria no trabalho daqueles que ainda tem certa dificuldade com o ensino à distância.
        Apesar dos desafios, a Secretaria de Educação por meio de sua Equipe Pedagógica, vem sempre avaliando o andamento do trabalho em regime especial, como também tem colocado em prática uma metodologia nova e inovadora de ensino-aprendizagem, nesse período de isolamento social, através da mediação tecnológica, enquanto facilitadora da Educação, possibilitando interatividade e propiciando criticidade acerca do uso socializado dos meios comunicacionais.
Barra de Santa Rosa - PB
Possibilidade de pancada de chuva