Notícias » Quem recebe o BPC tem que estar no Cadastro Único

Em 26/10/2018 às 14h13, Fonte: Secretaria de Comunicação

FIQUE DE OLHO!

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem que estar no Cadastro Único

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Barra de Santa Rosa comunica que todos os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC têm que estar no Cadastro Único para que tenham o seu benefício mantido em 2019. A inscrição no Cadastro Único deve ser feita até de dezembro de 2018.

O que é o BPC?

O BPC é um benefício assistencial do Governo Federal no valor de um salário-mínimo para o idoso a partir de 65 anos e para a pessoa com deficiência. Para recebê-lo, é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único. Além disso, a família do idoso ou da pessoa com deficiência deve comprovar ser incapaz de prover sua manutenção, ou seja, a renda da família dividida pelo total de pessoas tem que ser menor do que um quarto do salário-mínimo. Segundo informou o Governo Federal, os dados e a renda de quem vai solicitar o benefício são verificados no momento do pedido do BPC no INSS.

Como se inscrever no Cadastro Único?

Para se cadastrar, o responsável pela família beneficiária deve procurar a Secretaria de Assistência Social. Para fazer o cadastro é necessário levar os documentos de todos os que moram na casa.

Vale ressaltar que a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite acesso a vários outros programas sociais, como o tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso.